11 de set. de 2012

Leite pode fazer mal para os gatos?


O maior mito quando o assunto é gato é sobre sua relação com o leite. 

Gatos não precisam de leite e muitos têm intolerância à lactose


Você acha que seu gato precisa e pode tomar leite? Pois esse mito pode trazer consequências danosas à saúde do gato, como diarreia, gases e desnutrição. Tais males se instalam porque, normalmente, esses animais passam a ter intolerância à lactose a partir da sexta semana de vida. Em geral, a produção da enzima lactase se reduz drasticamente com o crescimento do filhote. Essa ausência causa os efeitos colaterais indesejáveis.
A regra tem exceções: felinos que não passam mal ao consumir leite estão liberados para ingerir a guloseima, mas sem abusos.Contudo, não faz muito sentido incluir o alimento na dieta deles.
Do ponto de vista nutricional, os gatos só precisam de leite na fase lactente, quando devem ser alimentados exclusivamente pelo leite da mãe. Passado esse período, o metabolismo dos mamíferos perde o poder de aproveitamento da lactose do leite.

Leites especiais
Vale destacar também que o leite de vaca não é o mais apropriado aos gatos. Como é produzido por um herbívoro, é rico em açúcares (lactose) e pobre em proteínas e gorduras benéficas para carnívoros. Esse leite não é indicado nem mesmo como substituto de colostro aos filhotes órfãos. Para eles, existem produtos no mercado que equivalem ao leite materno.

Fonte: Revista Meu Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário