1 de set. de 2012

Cuidados com o Filhote

Alimentação
O filhotinho pode começar a receber ração por volta dos 30 dias. Caso note alguma dificuldade para mastigar, no começo a ração pode ser molhada com um pouco de água. Faça pequenas porções, caso ele não coma na hora, deverá ser jogada fora.
Fornecer uma ração de boa qualidade, Premium ou Super Premium, específica para filhote, sempre observando as quantidades que o fabricante indica. Atrás do pacote da ração há uma tabela onde constam peso e idade do animalzinho e a quantidade diária de ração a ser fornecida. Cada marca de ração tem sua tabela própria. Essa quantidade deve ser divida em três a quatro porções diárias.
A água deve ser oferecida à vontade e sempre fresquinha.
Evite fornecer leite para os filhotes.
Nunca fornecer ossos de bovino ou de frango! 
Não fornecer comida caseira e/ou doces, pois a ração é desenvolvida para uma nutrição adequada do animal. 

Vermífugo
Medicamento que combate os vermes dos animais, fornecido de acordo com o peso. Forneça a primeira dose quando o animalzinho possuir 21- 30 dias. Repita a dose em 15 dias. O Médico Veterinário poderá orientar quando novas doses devem ser fornecidas, mas a primeira dose é essencial que o animal receba para que ele possa ser vacinado.

Vacinação
Há no blog uma postagem sobre vacinação, leia!! Lembrando, a vacinação inicia com 45 dias. Os passeios são permitidos somente após o protocolo de vacinação completo. Realize a vacinação do seu filhote somente com Médicos Veterinários!

Banho e Cuidados com a Pelagem



O banho poderá ser dado em casa até o término da vacinação, depois poderá levá-lo em uma estética, se quiser. Utilize água morna, xampu ou sabonete de uso veterinário e escolha um dia mais quente. Ambiente quentinho também. Enxague bem e seque com toalha e secador até ficar bem sequinho. Não utilize o secador muito quente.
Cuidado para que não entre xampu nos olhos e água nos ouvidos. Cuidado para que não escorregue enquanto estiver molhado. Seque a região dos ouvidos, com o vento do secador um pouco longe, protegendo a entrada do conduto auditivo. Evite trocas bruscas de temperatura após o banho.
Evite banhos em filhotes muito jovens! Se estiver muito sujinho, pode usar lencinhos umedecidos ou banho seco.
A frequência dos banhos para o bebê pode ser em média cada 15 dias, dependendo da necessidade.
Cães de pelos longos devem ser escovados pelo menos 3 vezes por semana, evitando a formação de nós e auxiliando a retirada de pelos mortos. 


Pulgas
Se notar alguma pulga no animalzinho, existem alguns produtos antipulgas que podem ser usados no filhote, consulte o veterinário sobre as marcas seguras. 

Dentes
Acostume a escovar os dentes do seu filhote desde cedo. O importante é utilizar creme dental de uso veterinário, pois eles irão engolir e esses produtos são mais seguros. Utilize escova macia ou dedeira.
O ideal seria escovar todos os dias, mas se não for possível, pelo menos duas vezes por semana. 




Brinquedos e Acessórios
Os brinquedos são importantes, principalmente se o animalzinho ficará muito tempo sozinho em casa. Assim ele se distrai e não rói os objetos da casa.  
Ele precisará de uma caminha para dormir e para os dias de frio, um cobertor também. 
Ensine ele desde jovem onde deve fazer as suas necessidades, colocando jornal ou tapete higiênico em um determinado local. O comedouro e bebedouro devem ficar afastados do local das necessidades. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário