9 de jun. de 2012

Vacinar, uma atitude que protege!

Se você adotou ou comprou um animal de estimação e não sabe quais são as necessidades de seu companheiro, aqui você encontrará algumas dicas sobre Vacinação.
Primeiramente, são necessários alguns dias de adaptação do animalzinho no novo lar, em torno de 7 dias. Nesse período você conseguirá observar se seu pet está realmente saudável. Os sinais de que ele está aparentemente bem são: bom apetite, fezes firmes, ausência de vômito, urina em boa quantidade, estar ativo. Além disso, a troca de ambiente pode baixar a imunidade, portanto o período de adaptação serve também para que o organismo do pet retorne ao normal.
Antes de receber a primeira dose de vacina, o pet deverá receber no mínimo uma dose de vermífugo, para eliminar os parasitas intestinais. Procure o Médico Veterinário para que lhe oriente quanto as doses adequadas.
Existem diversas doenças que acometem os cães e gatos e a vacinação é o melhor método para prevení-las, evitando transtornos e sofrimento para seu companheiro. A escolha da vacina só pode ser feita pelo Médico Veterinário, pois este profissional está capacitado para fazer um exame clínico minucioso e decidir se seu animal está apto para ser vacinado naquele momento.
Cada Veterinário adota seu protocolo de vacinação, mas o essencial é que a imunização inicie cedo, ainda quando filhote, para já estar protegido.
Nenhum filhote deve ter contato com animais sem histórico conhecido antes de terminar seu esquema de vacinação mínimo (3 doses para cães e, pelo menos, 2 doses para gatos), porque ainda são considerados suscetíveis a doenças. Portanto, não leve seu animal passear na rua antes de terminar o esquema de vacinação.

Alguns poucos animais podem não desenvolver proteção eficaz, após a vacinação, e adoecer. Sempre que possível, evite que seu cão ou gato, mesmo vacinado, tenha contato com animais doentes.
Após o protocolo inicial de vacinação, seu animalzinho deve ser vacinado anualmente, até o final de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário